Ensino Recorrente: Segundas oportunidades de formação académica

Neste mundo em que vivemos, em constante evolução, a aprendizagem contínua tornou-se essencial para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais e profissionais. Nesse contexto, o ensino recorrente surge como uma abordagem educacional que visa promover a atualização e aprimoramento constante dos conhecimentos e habilidades das pessoas. 

O ensino recorrente é uma segunda oportunidade para todos os que não concluíram o ensino básico ou secundário e gostariam de o fazer. 

Assim, através desta opção formativa, é possível completar estes níveis de ensino e obter uma certificação equivalente aos alunos que frequentam estes cursos, em regime diurno. 

Tem interesse em ingressar nesta nova oportunidade?

Neste artigo, vai ficar a saber tudo o que precisa para dar seguimento a esse objetivo.

O que é o Ensino Recorrente?

O ensino recorrente é uma metodologia educacional que reconhece a importância de aprender ao longo da vida. Diferente do modelo tradicional de educação, em que a maior parte da aprendizagem ocorre num período específico da vida (como a infância e a juventude), o ensino recorrente enfatiza a necessidade de atualização constante e aprendizagem contínua em todas as fases da vida adulta.

Como funciona o Ensino Recorrente?

Assim sendo, o ensino recorrente envolve uma variedade de estratégias e abordagens educacionais que permitem às pessoas continuarem a aprender e a desenvolverem-se ao longo da vida. Assim, algumas das principais características do ensino recorrente incluem:

Flexibilidade de tempo e formato: O ensino recorrente reconhece que o ser humano tem diferentes prioridades e responsabilidades ao longo das suas vidas. Portanto, ele adapta-se às necessidades dos alunos, oferecendo opções flexíveis de tempo e formatos de aprendizagem, como cursos presenciais, online, híbridos, aulas noturnas ou de curta duração.

Relevância e atualização: O ensino recorrente prioriza a aprendizagem de conhecimentos e habilidades que são relevantes para as necessidades atuais do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Isso implica uma atualização constante dos currículos e conteúdos dos cursos, procurando fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentarem os desafios contemporâneos.

Aprendizagem ao longo da vida: O ensino recorrente reconhece que a aprendizagem não deve ser limitada a um período específico da vida, mas sim cultivada ao longo de toda a jornada. Incentiva as pessoas a se apoiarem em oportunidades educacionais em diferentes estágios, independentemente da idade ou experiência prévia.

Acesso e inclusão: O ensino recorrente procura eliminar as barreiras de acesso à educação, tornando-a mais acessível e inclusiva para todos. Isso pode envolver a redução de custos e o fornecimento de bolsas de estudo.

A quem se destina?

O ensino recorrente é dividido em dois graus: o ensino básico recorrente e o ensino secundário recorrente. 

Portanto, o ensino básico recorrente destina-se a jovens, com mais de 15 anos, e a adultos, que não tenham concluído o 1º, 2º ou 3º ciclos de escolaridade.

Por outro lado, o ensino secundário recorrente destina-se a pessoas com mais de 18 anos, que tenham concluído o 9º ano de escolaridade (ou equivalente) e que queiram frequentar o ensino secundário.

Quais são os cursos existentes no ensino secundário recorrente?

Portanto, existem três tipos de áreas no ensino recorrente: científico-humanística, tecnológica e artística especializada.

E, dentro destas áreas, existem diversos cursos:

Cursos científico-humanísticos

  • -Ciências e Tecnologias
  • -Ciências Socioeconómicas;
  • -Ciências Sociais e Humanas;
  • -Línguas e Literaturas;
  • -Artes Visuais. 

Cursos tecnológicos

  • -Construção Civil e Edificações;
  • -Eletrotecnia e Eletrónica;
  • -Informática;
  • -Design de Equipamento;
  • -Multimédia;
  • -Administração;
  • -Marketing;
  • -Ordenamento do Território e Ambiente;
  • -Ação Social;
  • -Desporto.

    Cursos artísticos especializados

    • -Comunicação Audiovisual;
    • -Design de Comunicação;
    • -Design de Produto;
    • -Produção Artística.

      Quais são as modalidades de frequência?

      Existem duas modalidades do ensino secundário recorrente:

      • -Modalidade de frequência presencial: em que será integrado numa turma, estando sujeito a avaliação contínua e tendo o dever de assiduidade;
      • -Modalidade de frequência não presencial: em que se encontra sujeito a provas de avaliação, em períodos específicos, mas pode ter mais liberdade em termos de aprendizagem.

      Quais são as condições de acesso?

      Para frequentar o ensino básico recorrente tem que: 

      • -Ter pelo menos 15 anos de idade;
      • -Apresentar de certificado de prova de conclusão do ciclo anterior;
      • -Realizar uma prova de avaliação diagnóstica e de reconhecimento de saberes adquiridos.

        Para se inscrever no ensino secundário recorrente precisa de:

        • -Ter pelo menos 18 anos de idade;
        • -Apresentar o certificado de prova de conclusão do ciclo anterior.

          Qual é a certificação?

          O ensino recorrente inclui um certificado de conclusão do ensino secundário ou básico, em tudo equivalente ao certificado do regime diurno (com o curso concluído e a nota final, no caso do ensino secundário).

          Além disso, para os alunos que frequentaram o ensino secundário tecnológico ou de artes visuais/audiovisuais, inclui-se um certificado de qualificação profissional, nível 4.

          Por fim, o aluno receberá um certificado que discrimina todas as disciplinas frequentadas e a classificação final em cada uma delas.

          Como prosseguir com os estudos?

          Para alunos que pretendam apenas concluir o ensino secundário, não é necessário realizar exames nacionais.

          No ano letivo 2022/23, os exames do ensino secundário voltam a servir apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e para melhoria da classificação interna, de forma a assegurar a previsibilidade no que respeita à conclusão do ensino secundário e ao acesso ao ensino superior.

          Portanto, os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elegem como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior.

          Assim, a partir do ano letivo 2023/24, os alunos têm de fazer três exames nacionais para concluir o ensino secundário. O exame de Português é obrigatório para todos os alunos. Já os restantes dois exames pertencem a duas disciplinas escolhidas pelo aluno.

          Conclusão

          Em síntese, o ensino recorrente destina-se a pessoas que não tenham concluído o ensino básico e secundário, oferecendo-lhes uma nova oportunidade de se atualizarem e aprimorarem novas habilidades para as suas vidas profissionais.

          Neste artigo demonstramos-lhe o que é o ensino recorrente, como o mesmo funciona, a quem se destina, quais as suas peculiaridades e quais os certificados finais de conclusão do ensino.

          Esperamos que este artigo tenha resolvido algumas das suas questões. Se ainda tiver perguntas, pode sempre deixá-las em comentário.

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