O início das aulas e a mudança de rotinas - entrevista com Dra. Sandra Silva

É com grande satisfação que o “O Mundo da Educação” esteve à conversa com a Dra. Sandra Silva, uma especialista na área da Educação. Já licenciada em Psicologia Escolar, a Dra. Silva especializou-se em Educação Especial, nomeadamente em Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Formada em Metodologias Práticas de Intervenção Snoezelen, com foco na área das Necessidades Educativas Especiais e Demência e certificada profissionalmente em Técnicas de Estimulação Forbrain.

Nesta entrevista, a Dra. Silva partilhou connosco a sua vasta experiência e conhecimento, abordando questões cruciais relacionadas com o início das aulas e com as mudanças de rotina no contexto da Educação. As suas ideias e orientações são de grande relevância para educadores, pais e crianças.

Acompanhe esta conversa enriquecedora e informativa.

Preparação antes do início das aulas

  1. Quais são as principais dicas para os pais e educadores na preparação do início das aulas?

"É preciso serenidade no preparo do regresso às aulas. Os pais devem aproveitar o tempo livre das férias para preparar o novo ano em conjunto com os filhos. As crianças devem ser parte integrante em todas as decisões.

Em casa, devem arrumar o quarto e preparar o canto dedicado ao estudo. É importante eliminar todos os elementos distratores.

É também importante utilizar verbalizações positivas em relação ao regresso às aulas. Os pais/encarregados de educação devem ainda consciencializar os seus filhos/educandos de todas as conquistas que já alcançaram."

  1. Como ajudar as crianças a lidar com a ansiedade ou preocupações associadas ao regresso às aulas?

"A melhor forma de lidar com a ansiedade é conversar com o seu filho, ouvindo os seus medos e receios, não os desvalorizando.

É importante normalizar o medo, focar nas soluções e não nos problemas.

A ansiedade pode manifestar-se de várias formas (irritabilidade; alterações do sono; perda de apetite; falta de concentração; diminuição da energia).

Uma das estratégias para gerir a ansiedade é restabelecer as rotinas da época letiva."

  1. Quais são as estratégias mais eficazes para estabelecer as rotinas prévias ao início das aulas?

"Prepare uma lista com as tarefas que o seu filho pode e deve executar (arrumar o quarto e o local de estudo; preparar a roupa para o dia seguinte; preparar a mesa para as refeições, cuidar do animal de estimação).  Afixe a lista num local visível para toda a família. Quando tiver conhecimento do horário da escola, junte-o à lista das atividades.

Dependendo da idade, as crianças devem recomeçar a treinar a atenção e concentração através da realização de atividades como, sopa de letras; palavras cruzadas; elaboração de textos. É importante que permaneçam na mesma atividade o maior tempo possível.

É, também, importante retomar/regularizar os horários do sono."

Acolhimento e integração na escola

  1. Como é que os educadores sociais podem ajudar no acolhimento e integração dos alunos no ambiente escolar?

"Os educadores sociais recebem os alunos e acompanham o seu processo de integração, respondendo a todas as suas dúvidas.

O educador social deve ser uma referência para os recém-chegados.

O primeiro contacto com a escola pode ser realizado pelo educador social (no meu caso é), através da realização de uma visita guiada às instalações da escola.

Por outro lado, o educador social auxilia os alunos na elaboração do seu horário de estudo e na aquisição de métodos e técnicas de estudo."

  1. Quais são as estratégias para criar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, no início das aulas?

"Em casa, os pais/encarregados de educação não devem incutir nos seus filhos apreciações negativas sobre a escola, ao mesmo tempo que devem encarar este processo como normal e pacifico. Se os pais estiverem ansiosos vão transmitir essa ansiedade aos filhos.

 É importante que nos primeiros dias de aulas os filhos sejam informados sobre quem os vai levar e buscar à escola.

Se os filhos tiverem de usar transportes público, aconselha-se a que os pais façam uma viagem com os filhos para eles perceberem como funciona.

A presença dos pais neste início é muito importante."

  1. Como lidar com os possíveis desafios de adaptação e fomentar a inclusão de todos os alunos?

"Proximidade. É importante estar próximo do aluno que está com dificuldades de integração."

Mudança de rotinas e gestão do tempo

  1. Quais são as dicas para ajudar as crianças a ajustarem-se às novas rotinas escolares?

"É importante definir um horário de estudo e das tarefas extracurriculares.

Desde o início, os alunos devem ser motivados ao estudo efetivo e diário."

  1. Como equilibrar o tempo entre as atividades escolares, extracurriculares e o descanso adequado?

"Os alunos devem fazer um plano semanal de todas as atividades em que estão inseridos. Quanto mais atividades têm, maior é a necessidade de planificar a semana.

A higiene do sono não pode ser descorada. Os alunos devem dormir entre 8 a 10horas."

  1. Que estratégias podem ser implementadas para promover uma gestão eficaz do tempo durante o período escolar?

"Elaborar uma planificação semanal e cumpri-la à risca; ponderar, muito bem, o número de atividades extracurriculares (que não devem ser mais do que duas); responsabilizar, os filhos, dos compromissos assumidos.

Os alunos devem estudar diariamente, os momentos de avaliação não podem ser justificação para faltar às atividades extracurriculares."

Comunicação e parceria com os pais

  1. Qual é o papel dos pais na gestão da mudança de rotinas e adaptação ao início das aulas?

"Os pais são os responsáveis pela aquisição dos hábitos de mudança, por essa razão os pais têm o papel principal, pois são eles que devem incentivar os filhos à mudança, assim como a devem fazer cumprir.

Cada mudança está associada a um processo de adaptação que requer tempo, resiliência, gestão emocional e gestão da ansiedade."

  1. Que estratégias podem ser adotadas para estabelecer uma boa comunicação entre a escola e os pais?

"Temos assistido nos últimos anos a uma inversão de papéis em que os pais querem intervir nas dinâmicas da escola, culpando esta pelo insucesso escolar e social dos seus filhos.

É importante estabelecer os limites de intervenção quer dos pais quer da escola.

Para que haja uma boa comunicação entre estas partes é necessário que cada uma faça o seu trabalho em prol do sucesso do aluno.

Os canais de comunicação entre a escola e a família (horas de atendimento dos DTs; o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) devem ser utilizados pelos encarregados de educação."

  1. Como envolver os pais no processo de acompanhamento e apoio às crianças durante o período escolar?

"Os pais são parte integrante no processo de ensino e aprendizagem. Compete aos pais monitorizar o estudo dos seus educandos. Monitorizar não é fazer por eles. É necessário que os filhos tenham responsabilidade de cumprir os seus deveres.

Os pais devem criar ambientes saudáveis para que a criança possa estudar. Se o aluno vive num ambiente onde há discussões constantes, ele não estará disponível para cumprir as suas obrigações, pois está focado/preocupado com o que está a ocorrer no seu ambiente familiar.

A rotina familiar deve ser respeitada pelos pais, para desta forma serem uma referência positiva para os seus filhos neste processo de mudança."

Conclusão

Encerramos esta entrevista com um profundo agradecimento à Dra. Sandra Silva pela generosidade em partilhar a sua expertise e vasta experiência no campo da Educação. A sua disponibilidade e participação foram inestimáveis, proporcionando aos nossos leitores uma visão valiosa sobre questões relacionadas ao início das aulas e as mudanças de rotina.

Agradecemos novamente pelo seu contributo significativo e desejamos-lhe sucesso contínuo na sua missão de promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Consulte aqui todos os nossos artigos. 

Acompanhe todas as nossas novidades aqui.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.